COOPERSANTA participa de treinamento sobre cooperativismo e MAPE sustentável

Na oportunidade também foi discutido os novos Regimes de Permissão de Lavra Garimpeira (PLG) em reunião com Agência Nacional de Mineração (ANM).
Equipe da Coopersanta presente no treinamento em Ariquemes/RO

Entre os dias 21 e 24 de março, a Coopersanta participou do treinamento “Cooperativismo na Mineração Artesanal e em Pequena Escala (MAPE)”, promovido pelo Sistema OCB/Rondônia, Ministério de Minas e Energia (MME) e Agência Nacional de Mineração (ANM), no município de Ariquemes/RO.

O treinamento, que ocorreu de forma presencial, contemplou duas áreas:

  • Cooperativismo e MAPE Sustentável: Com carga horária de oito horas, esse curso busca nivelar o conhecimento sobre as cooperativas minerais com a perspectiva de facilitar o atendimento e a orientação ao setor, bem como debater o que é MAPE, as políticas públicas para o setor e os desafios de se realizar uma atividade responsável.

  • Direito minerário e Cooperativismo: Com carga horária de 16 horas, o curso almeja nivelar o conhecimento da legislação e as normas relacionados ao direito minerário e ao cooperativismo mineral, a fim de auxiliar no desenvolvimento de capacidades para interpretar os instrumentos jurídicos, os direitos e deveres dos garimpeiros e os papéis das instituições.
Cooperativismo na Mineração Artesanal e em Pequena Escala (MAPE) foi tema de treinamento

O objetivo do curso é proporcionar aos participantes a oportunidade de se aperfeiçoarem em relação à legislação, conhecerem as melhores práticas do setor e desenvolverem a gestão das cooperativas com base na sustentabilidade socioambiental.

Na última quarta-feira (22), ainda durante o treinamento “Cooperativismo na Mineração Artesanal e em Pequena Escala (MAPE)”, a Coopersanta, representada pelos geólogos Renato Muzzolon e Paulo Henrique Camargo. Cíntia Batista, engenheira de minas. Ramon Alves dos Santos, gestor ambiental. E Daniela Marques, assistente de geologia, participaram de uma reunião organizada pela Agência Nacional de Mineração (ANM) para discutir os novos Regimes de Permissão de Lavra Garimpeira (PLG). O encontro ocorreu das 9h às 14h, no Auditório do Sebrae, no Município de Ariquemes/RO.

Na pauta do dia, a atualização e delimitação do conceito de depósito e/ou de substância garimpável. Plano de lavra. Aditamento de novas substâncias minerais em PLGs. Aproveitamento de rejeitos e novas substâncias em PLG. Fechamento de mina. Cadastro de garimpeiros e parceiros vinculados às PLG. E responsabilidade técnica e riscos.

Segundo os participantes, o assunto foi de extrema importância para a vivência dos cooperados.

Fonte: Ascom com informações do Sistema OCB/RO – SESCOOP

Svg Vector Icons : http://www.onlinewebfonts.com/icon

Mensagem Enviada com Sucesso!

Agradecemos o seu contato e responderemos o mais breve possível.