Visita serviu para definir estratégias de cooperação e transferência de tecnologia para pesquisas na área de minerais pesados
Na última semana, a Coopersanta recebeu uma comitiva de técnicos especializados em recuperação de minerais pesados, incluindo minério de terras raras (monazita), representando empresas do Canadá e da Suíça. O propósito da visita foi conhecer, em detalhes, as rotas de processo utilizadas na produção do concentrado de cassiterita na Jazida de Bom Futuro, e definir estratégias de parcerias voltadas para a transferência de tecnologia destinada ao reprocessamento de rejeitos provenientes da produção de minério de estanho.
Ao longo da visita os técnicos da Coopersanta, e da empresa visitante, discutiram oportunidades de colaboração técnica e projetos básicos de engenharia mineral para o reaproveitamento de rejeitos da Jazida Bom Futuro.
Análises tecnológicas iniciais realizadas pela Coopersanta, em colaboração com a Meridian/Mining, no período de 2016/2017, mostraram a presença de diversos metais nestes rejeitos de beneficiamento de minério de estanho. Entre esses metais, incluem-se nióbio, tântalo, wolfrâmio, titânio e terras raras.
Essa descoberta abre a possibilidade para estudos tecnológicos na recuperação econômica desses elementos por meio de investimentos adicionais em novas instalações industriais dedicadas ao reaproveitamento de rejeitos. Esse processo envolveria a incorporação de tecnologias e processos inovadores aos processos já existentes no tratamento de minérios.
Renato Muzzolon, geólogo da Coopersanta, enfatiza que a visão de longo prazo é transformar esses rejeitos, antes considerados apenas como resíduos, em fontes valiosas de nióbio, tântalo, wolfrâmio, titânio e terras raras e contribuir com o desenvolvimento local. “A possibilidade de recuperação deste conjunto de outros metais, associados ao minério de estanho, mostra perspectiva para que a região central de Rondônia possa vir a ser uma região produtora de outras commodities metálicas, trazendo novas oportunidades para a região.”
A visita da comitiva internacional busca estreitar os laços de colaboração entre a Coopersanta e as empresas desses dois países. Esta parceria, baseada na transferência de tecnologia e na colaboração estratégica, demonstra o compromisso conjunto em buscar soluções inovadoras e sustentáveis na exploração e reaproveitamento de recursos minerais.
Converter desafios em oportunidades, transformar rejeitos em recursos valiosos e, acima de tudo, promover um cenário em que a mineração é correlacionada com progresso e conservação. Esse é o lema que nos inspira nesse projeto.