Coopersanta/Coopermetal reforça segurança com manutenções nas barragens de Bom Futuro
Segurança em primeiro lugar
É com esse lema que a Coopersanta/Coopermetal está realizando uma série de manutenções preventivas nas (número) barragens da jazida de Bom Futuro. As obras, iniciadas em agosto e com previsão de término até o fim do ano, visam garantir a integridade das estruturas e reforçar a segurança operacional. O plano de manutenções inclui três etapas principais: criação de drenos, coleta de amostras indeformadas e compactação do solo.
Drenagem Aprimorada para Maior Segurança
A primeira etapa do plano de manutenção, já concluída, focou na criação de novos drenos nas barragens. Este sistema de drenagem aprimorado permite o controle eficiente do fluxo de água, minimizando a pressão sobre as estruturas e contribuindo para a estabilidade a longo prazo. A implementação dos drenos foi realizada com o apoio da WN Engenharia, seguindo as melhores práticas da engenharia e as normas de segurança vigentes.
Análises Precisas com Amostras Indeformadas
Com a etapa de criação de drenos finalizada, a equipe técnica da Coopersanta/Coopermetal, liderada pela Engenheira de Minas, Cíntia Souza, pela Geóloga do Grupo Avistar Engenharia, Luisa barros e técnicos da WN Engenharia coletaram amostras indeformadas do solo das barragens.
Este procedimento, também já concluído, permite análises detalhadas das características geotécnicas do material, fornecendo informações cruciais para a tomada de decisões em relação às etapas subsequentes do projeto de manutenção. As amostras foram cuidadosamente coletadas e preservadas para garantir a precisão dos resultados das análises laboratoriais.
Depois de coletada, as amostras foram enviadas para um laboratório específico para a realização de ensaios laboratoriais denominados ensaios triaxiais, afim de se obter os parâmetros de resistência dos materiais coletados nas barragens.
Segundo Gabriel Souto, da WN Engenharia, “os parâmetros de resistência dos materiais são os dados mais importantes na avaliação da estabilidade de uma barragem, juntamente com a geometria dos seus taludes e suas condições hidráulicas”.
Para a correta amostragem desses materiais, é necessária muita cautela na retirada dos blocos, que são talhados à mão, evitando que ocorra qualquer perturbação ou força excessiva que possa deformar o material e alterar seus parâmetros de resistência naturais.
Foram coletadas um total de 14 amostras indeformados nas 6 barragens da Cooperativa e os dados fornecidos pelos ensaios laboratoriais serão utilizados pela equipe de gestão de barragens para aprimorar a caracterização tecnológica das suas estruturas e garantir a assertividade e a eficácia do seu monitoramento.
Compactação do Solo em Andamento
Atualmente, as equipes estão concentradas na compactação do solo das barragens. Este processo, essencial para a estabilidade das estruturas, consiste na aplicação de pressão controlada para aumentar a densidade do solo, reduzindo sua permeabilidade e melhorando sua resistência.
A compactação está sendo realizada com equipamentos modernos e por profissionais qualificados, seguindo um cronograma rigoroso para garantir a conclusão das obras dentro do prazo previsto.
A Cooperativa Santa/Coopermetal reforça seu compromisso com a transparência e a segurança, sempre nformando sobre o andamento das obras e as medidas adotadas para garantir a integridade das barragens de Bom Futuro.