Oportunizar experiências práticas e pedagógicas é um dos compromissos da Coopersanta/Coopermetal.

Recentemente, a cooperativa recebeu os estagiários Alef Leal e Carolina, ambos do 9º ano do curso de Geologia da UNESP, para um período de trabalho de campo na jazida de Bom Futuro. A experiência proporcionou uma vivência rica em conhecimentos, consolidando a relação entre universidade e empresa.
Durante o período de campo, Alef e Carolina, estagiários do Grupo Avistar Engenharia, ficaram alojados na Coopersanta e puderam conhecer de perto o processo de lavra e beneficiamento da mina. Com o acompanhamento de profissionais experientes, entre eles Cíntia Souza, Engenheira de Minas, Luísa, geóloga, e Rubens, Geografo, os estudantes exploraram o depósito primário, onde observaram a formação da cassiterita, e os depósitos secundários, que passaram por processos geológicos de enriquecimento. Assim, compreenderam as particularidades do Cráton Amazônico e os desafios de sua exploração.

Além disso, Alef ministrou uma capacitação em QGIS, para alguns colaboradores da Coopersanta/Coopermetal. Na oportunidade, eles aprenderam sobre elaboração de mapas geológicos com dados geoespaciais.
Para Alef, a experiência foi uma oportunidade única de expandir seu conhecimento geológico para diferentes regiões do país. “A oportunidade de estagiar em outra região do país está sendo, sem dúvida, uma ferramenta fundamental para minha formação como geólogo e profissional das geociências, permitindo incorporar elementos de outras províncias e estruturas geológicas, enriquecendo ainda mais minha base acadêmica”, disse.
Já Carolina destacou o impacto positivo da experiência em sua trajetória acadêmica. “Com toda certeza, essa experiência foi de muito valor no curso que estou realizando, me ajudando a compreender melhor o ramo da prospecção mineral. Agradeço demais pela oportunidade e todo o aprendizado proporcionado pela Coopersanta”, enfatizou.

A Coopersanta/Coopermetal reforça seu compromisso em contribuir para a formação de novos profissionais, oferecendo experiências de campo que ampliam a compreensão da geologia e dos processos minerais. A integração entre teoria e prática continua sendo um diferencial para os estagiários que passam pela cooperativa, consolidando uma formação ainda mais completa e qualificada.