Colaboradores da Coopersanta/Coopermetal participam de treinamento sobre Operação com Drones na Mineração. Uso dessa tecnologia traz mais assertividade para a operação.
Buscando aprimorar as habilidades de seus funcionários por meio de cursos e capacitações, a Coopersanta/Coopermetal organizou nos dias 23, 24 e 25 de outubro, em suas instalações, um treinamento sobre Operação com Drones na Mineração. Ministrado pelo instrutor Gilson Guedes, da In Company, o treinamento teve como objetivo demonstrar na prática como operar um drone de forma segura e eficaz. Participaram da capacitação os colaboradores Nilson Miguel Tavares, Ramon Alves dos Santos e Cíntia Souza, engenheira de minas.
Na oportunidade, os colaboradores aprenderam práticas seguras de operação, como prevenção de colisões e procedimentos de emergência; técnicas de voo, incluindo a decolagem, aterrisagem e navegação; e as melhores técnicas de captura de imagens e vídeos de alta qualidade.
Cíntia Souza, engenheira de minas e participante ativa do treinamento, compartilhou sua perspectiva sobre o impacto positivo que o uso de drones na operação da jazida pode trazer: “É uma tecnologia incrível, pois a utilização de drones possibilita uma varredura precisa e atualizada da área explorada, além de fornecer uma série de informações topográficas precisas do local.” Para ela, o drone “será uma importante ferramenta complementar nas inspeções das barragens de Bom Futuro.”
Segundo o instrutor Gilson Guedes, “a tecnologia dos drones permite uma gestão mais precisa e responsável dos recursos naturais, contribuindo para um impacto ambiental cada vez menor”. Isso porque a capacidade dos drones em realizar varreduras precisas e atualizadas das jazidas de cassiterita permite à Coopersanta/Coopermetal otimizar sua produção, minimizar desperdícios e garantir uma exploração mais eficiente do minério. Isso não só aumenta a produtividade, mas também reduz os impactos ambientais.
De acordo com o diretor financeiro da Coopersanta/Coopermetal, Jair Genor Bevilaqua, a introdução de drones no setor de mineração não é apenas uma modernização tecnológica, mas uma mudança de paradigma que define o futuro da indústria. “Nós, da Coopersanta/Coopermetal, queremos liderar essa mudança.”
Para o gerente de operações da NBF Mineração, Roberto Tavares, cuja equipe também participou do treinamento, “o aprimoramento das equipes por meio de capacitação resultará em vantagens substanciais não apenas para a Coopersanta e a NBF Mineração, mas para todo o setor de mineração.”
À medida que a capacitação em operação com drones se consolida, é seguro dizer que a Coopersanta/Coopermetal e a indústria da mineração como um todo estão colhendo os frutos dessa nova era de eficiência e sustentabilidade.